Tags

, , ,

HURRICANE SEASON

Ao iniciar o planejamento de férias em cruzeiro, é importante entender se existe uma temporada de furacões para o trecho que você irá navegar e quando ela acontece.  A vantagem óbvia de se adquirir um cruzeiro durante a temporada de furacões é o preço. É possível conseguir ótimos descontos na temporada.  Mas será que vale arriscar?

Considerando que as chances de acontecer um furacão no local e período do seu cruzeiro são baixas – mesmo durante a temporada de furacões – e que os preços são consideravelmente mais baixos, eu digo que vale.  O problema é que não dá pra chorar e reclamar caso isso aconteça.  🙂

Nós iremos fazer um cruzeiro exatamente durante a temporada de furacões e optamos jogar a data da viagem mais próxima ao final da temporada, que é no dia 30 de novembro. Essa é uma das ações que pode ser tomada para minimizar ainda mais as chances de encarar um hurricane em pleno atlântico.

No que se refere aos furacões do Atlântico, os americanos monitoram bem de perto os possíveis riscos e atualizam as informações constantemente.  Muito embora a temporada comece apenas em 01 de junho, eles liberam os primeiros relatórios sobre possíveis atividades em abril.  O desse ano já foi liberado e é esperado que esse ano de 2015 seja um dos mais calmos dos últimos anos e que a quantidade de tempestades e furacões se mantenha abaixo da média.  Entretanto é esperado que 03 furacões atinjam terra firme, o que é preocupante.  Vou continuar pedindo a São Pedro que dê uma mão e nos ajude a ter tempo bom e que tudo transcorra conforme o previsto na programação do navio.

Vai fazer um cruzeiro pelo Caribe entre junho e novembro e quer acompanhar as novidades?

Weather Channel sempre disponibiliza informações e vídeos: (inglês)

http://www.weather.com/storms/hurricane/news/hurricane-season-outlook-atlantic-2015-el-nino

Relatório com as previsões feitas pela Universidade do Colorado, uma das mais respeitadas nesse assunto: (inglês)

http://hurricane.atmos.colostate.edu/Forecasts/2015/apr2015/apr2015.pdf

Link para acompanhar tudo o que for publicado sobre o assunto: (inglês)

http://www.globalweatheroscillations.com/

A wikipedia tem uma página sobre o assunto também:

http://en.wikipedia.org/wiki/2015_Atlantic_hurricane_season

O Ricardo Freire fez um post bem elucidativo sobre os furacões aqui:

http://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco

Caso o pior aconteça e você encontre um furacão no caminho da sua viagem, os navios são tecnologicamente (extremamente) capacitados para detectar qualquer problema e é feito um desvio da rota.  Em alguns casos, eles alteram as paradas ou até excluem uma se for necessário.

O pior cenário é você não conseguir embarcar ou desembarcar do navio porque o porto ou o acesso a ele foi prejudicado.  Por isso é extremamente indicado que você tenha um seguro de viagens  que considere esse tipo de sinistro e é possível fechar o seguro na própria empresa em que você for navegar.

Informe-se sobre o seguro, faça um pacto com São Pedro e aproveite!  Não dá pra fazer mais do que isso, não é mesmo?

Anúncios