Tags

, , , ,

Este slideshow necessita de JavaScript.

Antes de mais nada você precisa saber que o mar de Barra grande é quase uma piscina aquecida: não tem ondas e a água é morna, mas é de tombo então precisa ter cuidado com crianças pequenas.  A flutuação da maré é muito grande e quando ela está baixa, formam-se piscinas rasas e é possível passar horas procurando peixes e outros seres entre os corais. Meus filhos amam, dizem que estão no meio do mar e já encontraram até um filhote de baiacu (que foi devidamente devolvido para a água).  Isso significa que é possível ficar sem fazer nada, só relaxando e vendo o tempo passar.

Estando em Barra Grande e não sendo uma dessas pessoas que adora ficar “lagarteando” no hotel, você tem algumas opções de atividades:

  • Alugar uma prancha e praticar Stand Up: como a água é calma, o mar de Barra Grande é bem propício a essa atividade.  Eu aluguei diretamente na pousada em que estava hospedada, mas imagino que existam outros lugares.
  • Fazer aulas de Kitesurf: o litoral piauiense tem muito vento (muito mesmo) e se tornou um point procurado pelos praticantes do esporte mundo afora.  Na própria BGK existe uma escola de kite, mas há outras opções muito recomendadas como a Kite School Barra Grande.  Eu nunca fiz, mas sempre fico com vontade.  Quem sabe na próxima vez?
  • Fazer o passeio do Cavalo Marinho: é possível agendar o passeio no próprio hotel em que você estiver hospedado.  O guia vem te buscar de charrete no hotel e te leva até o mangue.  O passeio é revigorante, lindo, calmo e dura uma hora e meia, mais ou menos.  Você passeia em uma canoa, eles mergulham e buscam um cavalo-marinho ao vivo, na sua frente, dá até para ajudar a procurar os bichinhos.  Depois todos são devolvidos à água.  O percurso no mangue segue por águas rasas e você pode descer da canoa e se deixar levar pela correnteza.  Durante o nosso passeio, caiu uma chuva gostosa de verão e isso emocionou e marcou muito as crianças.  Você pode ver diversos tipos de mangue e de caranguejos. Você sabia que uma espécie deles vive pendurada nas árvores? Rola até uma tensão e um medo de um cair na sua cabeça de repente. 🙂
  • Fazer o passeio do Delta do Parnaíba: O Delta do Parnaíba é o único delta que deságua em mar aberto nas Américas e é o terceiro maior do mundo. O passeio dura o dia todo e inclui um lanche bem servido de frutas de manhã e um almoço bem gostoso.  Além disso, em uma das paradas, eles pegam caranguejos na hora em fazem uma caranguejada maravilhosa à tarde.  É comum ver revoadas de guarás vermelhos, caranguejos e até jacarés.  Pode ser fechado diretamente no hotel.  Querendo reservar antes, indico a  Clip (86) 3322-3129, Eco Adventure Tour (86) 3323-9595, Igaratur (86) 3322-2141 e Morais Brito (86) 3321-1969.  O custo aproximado é de R$50 numa embarcação para até 60 pessoas e R$260 uma lancha para 5 pessoas.
  • Treinar o equilíbrio no Slackline: na BGK eles tem um ponto e as crianças se divertem muito!

Qualquer que seja o seu perfil uma coisa é garantida: você vai descansar e sair de Barra Grande revigorado.

Que tal aproveitar o mês de julho, época em que chove nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba para conhecer o Piauí?  Eu recomendo!

Anúncios